É isto que acontece com o seu corpo se acabar com o vício do açúcar
O consumo excessivo de açúcar está associado ao aparecimento de várias doenças.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Cortar o açúcar da sua alimentação "pode causar stress e ansiedade, pois esta substância gera uma alta quantidade de dopamina e endorfina, hormonas que provocam uma sensação de prazer", começa por explicar a nutricionista Carol Brito, em declarações ao jornal Metrópoles. O corpo sente a falta do açúcar e aumenta os níveis do cortisol, que quando está em excesso provoca irritabilidade.
Ainda assim, a especialista refere também que os efeitos secundários passam em cerca de três dias. "O stress diminui, o humor fica estável, a retenção de líquidos e o inchaço abdominal começa a diminuir, a fome e a saciedade ficam reguladas, além de se verificar uma melhoria no perfil glicémico e na digestão." Mais: "Por não ter picos de dopamina, é normal sentir uma melhoria na concentração e qualidade de sono".
Leia Também: Nove razões simples que explicam por que não consegue perder peso
Ao mesmo jornal, o médico Gustavo Francklin lembra que "o açúcar está em diversos alimentos, principalmente nos industrializados" e lembra que "o excesso de carboidratos no nosso organismo causa diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol alto e alguns tipos de cancro". Quanto à quantidade ideal de carboidratos a ser ingerida, "deve ser calculada mediante o metabolismo de cada um, necessidades diárias e patologias associadas", diz.
Segundo o endocrinologista, imediatamente após parar de comer açúcar sente uma melhoria nos níveis de insulina, verifica-se uma melhor resposta anti-inflamatória e reduz o inchaço. Após um mês, a imunidade melhora, assim como a atividade intestinal, o humor e a qualidade do sono. Pode ainda notar uma perda de peso.
Leia Também: Sete mandamentos para ter a barriga lisa a tempo das férias de verão
A longo prazo, reduz o risco de doenças, melhora a aparência da pele e alguns estudos sugerem que reduzir o açúcar pode beneficiar a função cerebral.
"Para quem está na transição, é possível trocar o açúcar por adoçantes como sucralose, stevia e xilitol", recomenda a nutricionista Carol Brito.
Leia Também: Cancro. Médicos recomendam oito hábitos a adotar antes dos 50 anos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com