Durante vagas de calor, e mesmo em dias muito quentes, convém manter-se hidratado para evitar problemas desagradáveis. Claro, a água é o seu maior (e melhor) aliado, mas existem alternativas como os chá e infusões geladas e ainda o leite que "pode ser mais hidrante do que a água", afirma Natasha Fernando, uma médica, citada no Metro.
Está tudo relacionado com o teor de açúcar, proteínas e gorduras do leite, três características que são capazes de "abrandar o ritmo de esvaziamento dos líquidos do estômago", ou seja, ajudam a manter-se hidratado durante mais tempo.
Leia Também: Nutricionista recomenda 10 alimentos (muito) hidratantes
Para além disto, "o leite também contém sódio", acrescenta, "o que permite ao corpo reter a água durante mais tempo, ajudando os níveis de hidratação".
Explica ainda que as alternativas ao leite de vaca têm efeitos semelhantes. Por exemplo, as bebidas de soja "contém eletrólitos que ajudam a reidratar ainda mais".
Durante estas alturas de calor a médica também recomenda o consumo de alimentos como melancia e pepinos, assim como bebidas, nomeadamente água de coco e sumos de fruta fresca diluídos em água.
Leia Também: Sintomas de desidratação que todos devem conhecer