A partir de hoje, não há mel adulterado que o engane. Segundo o Informe Brasil, existe um truque fácil, prático e infalível que ajuda a identificar mel puro.
O processo não podia ser mais simples. Comece por cubra a 'cabeça' do palito de um fósforo com um pouco de mel. Depois, tente acendê-lo.
Leia Também: Cinco alimentos que não deve congelar. Palavra de nutricionista
Se o fósforo acender como de costume, o mel é puro. Se não acender ou apagar rapidamente, isso significa que o alimento foi adulterado com água e açúcar.
Recorde-se que, em 2023, uma investigação divulgada a cabo pela Comissão Europeia, denominada 'From the Hives', levantou suspeitas sobre quase 50% do mel comercializado em território europeu. Após a análise de 147 amostras, revelou que 46% das recolhas eram "suspeitas de serem adulteradas". Entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, 320 remessas de mel importadas de 20 países foram aleatoriamente testadas. Ou seja, não estavam em conformidade com as diretivas do mel da União Europeia, que dita que "não deve ser adicionado nenhum ingrediente alimentar, incluindo aditivos alimentares, nem qualquer outra adição" ao mel.
Leia Também: Sete mandamentos para ter a barriga lisa a tempo das férias de verão