Para manter a pressão arterial sob controlo, não é só uma alimentação equilibrada que conta. De acordo com a cardiologista Érica Renata, a ingestão de chá de hibisco pode ajudar.
"Tem ação diurética, ou seja, aumenta as idas à casa de banho para urinar", explica a médica. Refere também que "elimina toxinas e sódio na urina e diminui a pressão arterial.
A preparação do chá não podia ser mais simples. Ferva um litro de água e adicione uma a duas colheres de sopa da flor de hibisco. Depois, deixe a bebida atuar durante cerca de cinco a 10 minutos, coe a infusão e beba-o, quente ou gelado, num espaço de 24 horas.
Leia Também: Se quer acelerar o metabolismo, o melhor é tomar nota destas quatro dicas
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Nutricionista apela: "Exclua estes alimentos da sua alimentação diária"