"Ir para a cama com o cabelo molhado pode não fazer com que fique constipado", afirmam os especialistas da Faith In Nature, uma marca de produtos para o cabelo, citados no Mirror. Mas, infelizmente, o hábito pode ter outros efeitos negativos, avisam.
Geralmente, "o cabelo fica mais fraco quando está molhado, o que pode causar uma série de problemas diferentes", explicam. É possível que a humidade acumulada ajude a criar um ambiente perfeito para os fungos e as bactérias.
Leia Também: Quatro conselhos para manter o cabelo saudável no verão
É improvável que comece a sentir os efeitos imediatamente, mas, infelizmente, a longo prazo pode tornar-se um problema. Por exemplo, a dermatite ou a caspa, causadas pelo fungo malassezia, são duas condições que podem surgir devido a esta situação.
Já no pior dos casos, isto pode causar uma queda excessiva de cabelo, manchas vermelhas com comichão no couro cabeludo e queda de cabelo. Para além disto, os especialistas alertaram para a micose do couro cabeludo causada por fungos, assim como para a foliculite, uma infeção bacteriana que pode provocar o aparecimento de borbulhas nos folículos capilares.
"Dormir com o cabelo molhado também pode causar problemas de pele, como acne, no rosto e nas costas", acrescentam. É ainda possível que a almofada comece a absorver muitos dos óleos naturais do cabelo enquanto o cabelo seca. "Como resultado, o seu cabelo pode acabar por ter um aspeto baço e ficar desidratado. Quando o nosso cabelo está desidratado, corre ainda mais riscos de quebra", explicam.
Leia Também: Cabelo, pele e unhas mais saudáveis? As bebidas que fazem a diferença