Para garantir que escolhe o melhor abacate, comece por avaliar a firmeza do fruto. "Segure o abacate na palma da mão e aperte-o delicadamente", aconselha a nutricionista Iara Rodrigues, numa publicação feita na rede social Instagram, esclarecendo que "um abacate maduro é macio - não mole - e pode ser deformado com uma ligeira pressão". Caso isso não aconteça, é sinal de que ainda precisa de alguns dias até amadurecer.
Leia Também: O tipo de queijo que ajuda a ganhar músculo quando quer emagrecer
De seguida, atente no talo. "Se ainda estiver preso ao fruto, puxe-o. Mas se oferecer resistência, o abacate ainda não está maduro." Por outro lado, se o talo se soltar facilmente e revelar uma base verde clara, significa que pode ser consumido. Caso apresente uma base amarelo-esverdeada, deve esperar mais um dia. Se apresentar uma base castanha ou verde-escura, pode querer dizer que o fruto já passou do ponto.
Quanto ao aspeto, Iara Rodrigues recomenda "abacates de casca íntegra, sem manchas escuras, pontos castanhos e que não estejam amassados". "Os abacates com casca brilhante ainda não amadureceram."
Leia Também: O alimento com sabor peculiar que deve incluir urgentemente na sua dieta