Pode nem ser o maior fã deste alimento - bem sabemos que não é para todos os gostos -, mas quase de certeza que o nome Weetabix não lhe é estranho. E, como em tudo, se há quem seja fã, outros dizem-nos que nem sempre é assim tão saudável.
A nutricionista Rhiannon Lambert alerta para os riscos associados ao consumo de Weetabix aromatizado. "Estes cereais são uma forma de obter uma boa porção da dose recomendada diária de proteínas ao pequeno-almoço, mas o teor de açúcar é um pouco mais elevado do que o do Weetabix original", explica ao jornal The Telegraph.
Leia Também: Tempero indispensável na sua cozinha é antioxidante e ajuda na digestão
"Eu optaria por Weetabix ou Oatibix originais porque têm um perfil nutricional equilibrado com um mínimo de açúcares adicionados, o que os torna uma excelente opção de pequeno-almoço para a maioria das pessoas", acrescenta.
A responsável destaca os benefícios dos cereais Weetabix, referindo que "o teor de açúcar é mínimo, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue". "Isto é muito importante para manter os níveis de energia e especialmente relevante para as crianças."
Leia Também: É melhor esquecer as bebidas com gás. Médica lança sério aviso
Ao mesmo jornal, a dietista Emma Shafquat, especialista em nutrição pediátrica, elogiou as propriedades do Weetabix. "Para muitas crianças, especialmente as mais exigentes, e adultos, sobretudo mulheres, os cereais fortificados podem ser uma ótima forma de adicionar ferro extra" à dieta.
Além disso, "o ácido fólico pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural [a estrutura de um embrião que se tornará o cérebro] durante a gravidez".
Leia Também: O alimento com sabor peculiar que deve incluir urgentemente na sua dieta