Já todos sabem que a cafeína, o chocolate e queijo prejudicam o sono. Isto significa que não os deve incluir na última refeição do dia, mas, claro, existem outros com efeitos semelhantes. É o caso de alimentos picantes como wasabi, kimchi, harissa e malaguetas, alerta Dipti Tait, uma especialista em sono, citado no Metro.
Porquê? Primeiro explica que "os alimentos picantes contêm frequentemente capsaicina, o composto responsável pelo calor".
Trata-se de um composto capaz de "aumentar a temperatura corporal, o que pode perturbar o processo natural de arrefecimento que ocorre quando o corpo está a preparar-se para dormir".
Isto pode "causar uma sensação de ardor ou desconforto, o que pode distrair e dificultar o relaxamento e o adormecimento".
Também esclareceu que deitar-se logo depois de consumir alimentos picantes pode "provocar azia e desconforto", o que faz com que seja mais difícil adormecer e continuar a dormir. Infelizmente "o desconforto causado pelo refluxo ácido pode provocar despertares e levar a um sono fragmentado".
Leia Também: Dicas simples para dormir bem quando acampa num festival