Bebe múltiplos cafés ao longo do dia? De acordo com um novo estudo, feito na Faculdade de Medicina e Hospital Zydus, na Índia, consumir mais de 400 miligramas (mg) de cafeína por dia, o equivalente a cerca de quatro chávenas de café ou duas bebidas energéticas, aumenta significativamente as hipóteses de desenvolver problemas cardiovasculares.
Trata-se de uma investigação apresentada na ACC Asia 2024 este mês.Nency Kagathara, a investigadora principal, citada no StudyFinds, explica que "o consumo regular de cafeína pode perturbar o sistema parassimpático, levando a um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca".
Leia Também: Apostamos que não sabe o bem que estes alimentos fazem ao coração
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram 92 pessoas saudáveis com idades entre os 18 e os 45 anos, medindo a tensão arterial e o ritmo cardíaco antes e depois de um simples teste de exercício. Com os dados recolhidos os investigadores descobriram que 19,6% dos participantes ingeriam mais de 400 mg de cafeína por dia.
Descobriram assim que o consumo de mais de 400 mg de cafeína tem impacto no sistema nervoso autónomo, responsável pelas funções corporais, incluindo o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Isto pode significar que o consumo prolongado de mais de quatro chávenas de café por dia pode levar a um aumento do ritmo cardíaco e da tensão arterial.
Leia Também: Cardiologista aconselha sete alimentos para manter as artérias saudáveis