A gastronomia alentejana vai ser homenageada em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, no dia 14 de setembro, num evento que reúne nove chefs que vão confecionar pratos apenas recorrendo ao fogo e ao fumo.
A iniciativa, intitulada Fogo da Terra, vai realizar-se no Jardim do Álamo, naquela sede de concelho alentejana, a partir das 16h00.
Leia Também: Secular Feira das Cebolas em Portalegre vai contar com 130 expositores
Segundo a organização, em comunicado, o evento gastronómico vai juntar os chefes de cozinha Rogério Imaginário, João Ribeiro, Dinis Diogo, Gonçalo Queiroz, Filipe Ramalho, Filipe Birlo, António Miguel, Dinis Parreira e Rúben Almeida.
Rogério Imaginário, que é também um dos promotores do evento, explicou hoje que o projeto "nasceu de uma conversa de café" com André Roldão, o seu "parceiro nesta aventura", uma vez que os dois possuem "raízes alentejanas".
"Depois, falámos com a câmara [de Alter do Chão] e, mal chegámos ao Jardim do Álamo, olhei à volta e disse que o espaço era espetacular", relatou.
Pratos preparados no fogo, vinhos oriundos daquela região alentejana, gelados provenientes de Ponte de Sor, também no distrito de Portalegre, música ou uma zona para crianças serão alguns dos atrativos desta 1.ª edição do Fogo da Terra.
De acordo com a organização, o evento tem como objetivo "descentralizar as experiências gastronómicas com 'chefs' das grandes zonas urbanas do país e promovê-las nas pequenas regiões", assim como tornar este tipo de cozinha "mais acessível ao público ao praticar preços inferiores a 10 euros".
"Os organizadores querem proporcionar um novo conceito de experiência gastronómica ao humanizar e aproximar os 'chefs' de todo o tipo de público que aprecie este tipo de refeição e do legado da cozinha alentejana", pode ler-se no comunicado.
Leia Também: Em setembro, há festa do espumante em Cascais. Prepare-se para os brindes
Um dos desafios propostos aos nove 'chefs' confirmados vai ser o de "saírem da cozinha" e poderem "cozinhar sem outros recursos que não sejam o fogo e o fumo", realçaram os promotores.
O menu ainda não foi revelado e os participantes ainda estão a realizar "testes e a criar os pratos".
"Mas garante-se que a conceção terá como base e inspiração as origens alentejanas e irão utilizar produtos regionais", disse a organização, indicando que outro desafio colocado aos 'chefs' é o de "conceberem pratos que equilibrem a sua identidade com a génese da cozinha alentejana".
O Fogo da Terra, prometeu, vai ser "mais do que apenas de um evento que celebra a gastronomia alentejana a lume brando", pois, "a essência do Alentejo está presente por todo o evento", com alguns dos chefes de cozinha com raízes alentejanas e "a maior parte dos parceiros" a serem também da região.
A entrada no evento será gratuita, enquanto cada prato vai custar cinco euros e cada copo de vinho 3,50 euros.
Leia Também: Sugestões para um fim de semana de calor e muita diversão