Se está em processo de emagrecimento, saiba o leitor que existem três hábitos que pode e deve adotar para perder a 'barriguinha da vergonha' o quanto antes.
Em declarações ao jornal Metrópoles, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles', a nutróloga Danièla Mâtera afirma que moderar o consumo de álcool é um deles. Como explica a especialista, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas não tem apenas implicações diretas no fígado, como também na "distribuição de gordura corporal, em particular na região abdominal". "Quando consumido em excesso, o álcool é metabolizado de maneira diferente em comparação com outros macronutrientes", continua.
Leia Também: Alimentos que tem frequentemente em casa e farão com que vá já ao WC
O etanol, presente nas bebidas alcoólicas, "é priorizado pelo corpo para ser metabolizado, o que inibe a oxidação das gorduras e carboidratos. Como resultado, o excesso de calorias da substância tende a ser armazenado como gordura, principalmente na região visceral, que envolve órgãos vitais como o fígado, pâncreas e intestinos", resume ainda.
Por outro lado, deve priorizar o consumo de fontes de probióticos. "A ciência tem vindo a demonstrar que determinados tipos de probióticos, como o Lactobacillus fermentum e o Lactobacillus amylovorus, podem influenciar positivamente a composição corporal ao alterarem a flora intestinal", aponta a nutróloga.
Leia Também: O truque para que as bananas durem mais tempo. Apostamos que não conhece
Acrescenta que os probióticos podem influenciar a produção de ácidos gordos de cadeia curta no intestino. "Estes ácidos gordos podem melhorar a sensibilidade à insulina, um fator crucial na prevenção da acumulação de gordura abdominal, que está intimamente ligada à resistência à insulina e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2."
Ainda segundo Danièla Mâtera, deve garantir o consumo de fibras solúveis, que "absorvem água e formam um gel viscoso no estômago". "Essa substância retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade e, consequentemente, ajuda a controlar a ingestão calórica", diz.
"Aveia, maçãs, cenouras, feijões e lentilhas, couve, brócolos não só contribuem para a saciedade e o controlo do peso, mas também promovem a saúde intestinal, o controle glicémico e a redução do colesterol", refere também.
Leia Também: Sete erros que estão a impedi-lo de fazer cocó, segundo uma nutricionista