Sim, leu bem. Jogar os seus videojogos favoritos pode ter alguns benefícios para a saúde mental. É a conclusão de um estudo publicado recentemente, na Nature Human Behaviour, em que participaram mais de 90 mil indivíduos japoneses.
Trata-se de uma investigação feita no contexto da pandemia de Covid-19 e que aproveitou o momento em que as perturbações das cadeias de abastecimento mundiais de videojogos.
Leia Também: Como ajudar na depressão? "Nunca, nunca usar frases do tipo 'isso passa'"
De acordo com os investigadores, citados na Euronews, isto fez com que os retalhistas japoneses utilizassem um sistema de lotaria como uma forma de decidir quem poderia comprar as duas das consolas mais populares: a Nintendo Switch e a PlayStation 5 (PS5). Criando assim uma oportunidade para uma experiência natural, acrescentam.
Foram analisadas cerca de 98 mil pessoas, incluindo cerca de 8.200 que participaram nesta lotaria, e graças a isto, os investigadores "concluíram que a obtenção de uma consola reduziu o sofrimento psicológico e melhorou a satisfação com a vida". É o primeiro estudo a estabelecer uma relação causal entre os videojogos e a saúde mental.
Também conseguiram identificar algumas diferenças nos efeitos das consolas. Por exemplo, uma PS5 tinha um efeito maior nos rapazes e nos homens, assim como nos "jogadores hardcore". Já a Switch parecia "favorecer ligeiramente" as raparigas e as mulheres, mas também as pessoas que não jogavam muito antes de ganharem a lotaria, afirmam os investigadores.
Leia Também: Como reagir em situações de emergência? "Medo é necessário, pânico não"