Há bebidas que, "por serem ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, auxiliam a evitar danos aos neurónios", afirma o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, em declarações ao Metrópoles.
Também contactada pelo jornal, a nutricionista Carla de Castro acrescenta que "as bebidas antioxidantes ajudam a preservar a função cognitiva e a melhorar a memória".
Nesse sentido, eis seis bebidas que fazem bem ao cérebro:
Leia Também: Fruta barata que tem sempre em casa ajuda a emagrecer e previne doenças
1- Água
"É indispensável para o cérebro", diz o especialista, referindo ainda que "há estudos que mostram que o consumo regular de água aumenta em até 20% o desempenho cognitivo".
2- Sumos de fruta naturais e sem açúcar
Segundo o nutrólogo, "os sumos de frutas cítricas são ricos em vitamina C e flavonoides, que melhoram a memória e a capacidade de aprendizagem. Já os de frutas vermelhas estão repletos de antioxidantes".
3- Vinho
É uma bebida rica em polifenóis, "substâncias que contribuem para a dilatação arterial, facilitando a circulação sanguínea, e tem ação antiplaquetária, reduzindo a formação de coágulos nos vasos sanguíneos", explica. Acrescenta ainda que um copo é a quantidade diária ideal de vinho para mulheres. Para homens, são dois copos.
Leia Também: Nunca pensou que linhaça moída pudesse fazer tanto pela sua saúde
4- Café
"Uma pessoa adulta não deve consumir mais do que quatro xícaras pequenas de café por dia, o equivalente aproximadamente 400 miligramas de cafeína”, informou Mayra Magalhães, especialista em nutrição, numa entrevista anterior ao Metrópoles.
5- Chá
O chá verde é uma boa alternativa ao café, enquanto o chá de curcuma tem propriedades anti-inflamatórias.
6- Cacau
A bebida é rica em flavonoides, compostos bioativos com uma ação direta nas células, inclusive nas cerebrais.
Leia Também: Cinco alimentos que promovem a desinflamação e nutrem o organismo