Um grupo de investigadores da Aston University, no Reino Unido, desenvolveu um novo exame que deteta casos de cancro da próstata em apenas 15 minutos, de acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports.
Ao todo, os cientistas analisaram 108 amostras de sangue três grupos: voluntários saudáveis, indivíduos com cancro da próstata e um terceiro grupo com maior probabilidade da doença se espalhar de forma agressiva. O relatório revela uma taxa de precisão de 90% tanto no diagnóstico precoce como na classificação do cancro. Outro ponto ressaltado pelos pesquisadores é que, como a técnica depende de amostras de sangue em vez de biópsias de tecido, o risco é menor.
Leia Também: Atenção a estes sintomas de cancro do sangue (podem passar despercebidos)
"O nosso estudo introduz uma técnica pioneira no domínio da biópsia líquida, alinhando-se com a procura contínua por métodos de diagnóstico não invasivos, confiáveis e eficientes", refere a Aston University em comunicado. Na mesma nota, acrescenta-se: "Um avanço fundamental no nosso estudo é a caracterização da média, variância, assimetria e curtose das distribuições com as células, o que é crucial para identificar diferenças significativas entre amostras saudáveis e cancerígenas".
Esta descoberta "abre novos caminhos para o diagnóstico e monitorização do cancro, representando um salto substancial na medicina personalizada e oncologia".
Leia Também: Separemos as águas. A que bebe diariamente pode não ser a melhor para si