A vitamina D e o ferro são dois nutrientes importantes para o organismo. Por vezes, quando não consegue obter as quantidades necessárias através da alimentação, e não só, a toma de suplementos é algo comum. Ainda assim, podem trazer alguns efeitos secundários que deve conhecer. Dois gastroenterologistas deixam o aviso à revista Parade.
Asma Khapra e Augustine Tawadros apontam para alguns dos efeitos de tomar suplementos de vitamina D e de ferro.
Leia Também: Queda de cabelo? Está (mesmo) a precisar destas vitaminas
"Os efeitos colaterais gastrointestinais são os problemas mais comuns com suplementos de ferro. O maior deles é a obstipação", começa por dizer Asma Khapra sobre a toma de ferro.
"Algumas variedades podem ser um pouco mais suaves para o intestino. Assim, poderá ter de experimentar alguns tipos diferentes para encontrar um suplemento que torele. Outros efeitos colaterais gastrointestinais incluem dor de estômago, náuseas ou vómitos", continua. Poderá ainda notar as fezes mais escuras.
Por outro lado, do que diz respeito à vitamina D, poderá levar a um excesso deste nutriente no organismo. Assim, poderá "sentir perda de apetite, náusea e desidratação", conta Augustine Tawadros.
"Os suplementos apenas servem para preencher as lacunas. Se estiver a sentir algum efeito colateral, o melhor é conversar com o seu médico para perceber a melhor forma de atenuá-los."
Leia Também: Aposte nestes suplementos e durma 'como um anjinho'