A infeção por Covid-19 pode ser mais um efeito indesejado: a perda auditiva. A conclusão é de um recente estudo publicado na eClinical Medicine. É apontada também uma relação com a Covid longa.
"Este estudo acrescenta evidências importantes sobre a Covid longa, destacando uma potencial complicação de longo prazo que pode afetar jovens adultos", revelou ao 'website' Health Yun Hwan, um dos autores do estudo.
"O impacto da Covid-19 na saúde auditiva pode ser um aspecto significativo da Covid longa, mesmo em pessoas que geralmente correm um risco menor de complicações graves com a infeção."
Os autores deste estudo revelaram que até ao momento não existiam dados que levassem a estas conclusões, algo que foi possível fazer com esta investigação. Foram analisados dados de mais de seis milhões de pessoas com idades entre os 20 e os 39 anos.
Concluíram que as pessoas que ficaram infetadas têm um risco 3,4 vezes maior de sofrer de perda auditiva. "Existe a necessidade de uma maior conscientização entre os profissionais de saúde e os jovens adultos sobre o risco potencial de deficiência auditiva após a infecção por Covid-19."
Leia Também: Estudo revela o fármaco que atenua uma enxaqueca antes das dores