Quem tem o colesterol alto não deve deixar a medicação de lado. "O colesterol é um dos fatores de risco mais bem conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares", revela o 'website' da rede de saúde CUF.
A revista Parade falou com a cardiologista Nieca Goldberg para perceber qual é, na verdade, a melhor altura do dia para tomar os medicamentos contra o colesterol. Na verdade, existe uma diferença e tanto pode ser de manhã como à noite.
"Estatinas de ação curta são melhor tomadas à noite, enquanto estatinas de ação longa, como a rosuvastatina, podem ser tomadas a qualquer hora do dia", começa por dizer a especialista.
"O mais importante é lembrar-se de tomar o medicamento consistentemente e no mesmo horário todos os dias", continua. É importante ser regular na toma, mas se falhar num dos dias, nada de duplicar a dose no seguinte.
Revela que deve apenas tomar a dose habitual no dia seguinte. Doses elevadas deste tipo de fármaco pode levar a alguns danos no fígado e até nos rins.
Leia Também: Os alimentos que podem ajudar a baixar os níveis de colesterol 'mau'