É um apreciador de ostras. Fica sempre na dúvida e não sabe se devem ou não ser lavadas? Não está sozinho. É uma dúvida comum e, recentemente, um chef, citado na Better Homes and Gardens, explicou tudo o que deve ter em conta.
É, ou não, necessário lavar as ostras? Depende. Por exemplo, os especialistas aconselham que lave sempre as ostras frescas antes de as abrir e consumir.
Leia Também: É assim que deve guardar as maçãs para não estragarem 'em três tempos'
Porquê? Lavar as ostras frescas ajuda a eliminar sujidade, detritos e a promover a segurança alimentar, acrescenta Nathan Davis, chef executivo e 'sommelier' do Polished Chef em Santa Rosa Beach, nos Estados Unidos. Isto porque "podem formar-se algumas bactérias nas ostras", mas explica que "normalmente, não ficamos doentes por causa das ostras em si, mas devido à transferência de bactérias da sujidade e da faca quando as abrimos".
Para além disto, o chefe recomenda que lave as ostras nos momentos antes de serem consumidas porque "lavá-las mais cedo pode remover a camada protetora de humidade, o que ajuda a preservar a sua frescura", acrescenta.
Para as lavar tem de "encher uma tigela grande ou um balde com água gelada salgada e, em seguida, adicione as ostras inteiras". Deixe-as de molho durante uma hora.
Mais tarde, sob água corrente fria, "utilize uma escova dura para esfregar cada concha de ostra e remover a sujidade, a areia e/ou os detritos". Enxague bem cada concha em água corrente fria. Seque as conchas com um pano de cozinha limpo ou folhas de papel de cozinha.
Leia Também: Dicas para escolher sempre os melhores figos