Na hora de escolher um peixe para levar para casa, em qual é que aposta: salmão ou atum? Será que existe um que é mais benéfico do que outro ou não há diferenças? Uma dietista revelou ao Today, do canal NBC, algumas das vantagens que pode ter em consumir uma ou outra variedade.
"O salmão selvagem é uma ótima fonte de proteína, repleta de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais", começa por dizer Caroline Susie. No mesmo sentido, aponta benefícios para o atum. "O atum é rico em proteína, baixo em calorias e repleto de nutrientes."
Revelou ainda alguns frente a frente entre os peixes.
Ómega-3
"O maior diferenciador entre salmão e atum é o teor de gordura. Por quilo, o salmão terá mais gordura. As gorduras ómega-3 estão associadas a uma série de benefícios."
Proteína
"Embora ambos os peixes sejam excelentes fontes de proteína, o atum tende a ter mais proteína do que o salmão."
Nutrientes
"Uma diferença principal é o conteúdo de vitamina D. O salmão selvagem é mais rico em vitamina D. É ainda uma ótima fonte de vitamina B12. Contudo, o atum é também rico e antioxidantes."
Afinal, qual é mais saudável?
Se quer melhorar a saúde do coração e do cérebro, é no salmão que deve apostar. Já com mais proteína e menos calorias encontra-se o atum. Na verdade, os dois são bastante benéficos e depende muito dos nutrientes que tem em falta.
"Sabendo que a maioria das pessoas não atinge o consumo recomendado de peixe, o ideal até é consumir os dois", continua a especialista.
Leia Também: Cuidado com eles! Cinco alimentos que estão a tirar-lhe anos de vida