Existem muitos fatores que podem afetar os níveis de desejo sexual. Para além disso, com o tempo, e a idade, acontecem algumas mudanças. Por isso, a LELO, marca de produtos de estilo de vida íntima, explicou, em comunicado, as variações dos níveis de libido ao longo das diferentes fases da vida.
Leia Também: Relações. Será uma boa ideia trocar o lubrificante por óleo de coco?
Início da idade adulta
Então, "após a puberdade, o desejo sexual é geralmente elevado para a maioria das pessoas". É uma fase normalmente "dedicada a explorar e compreender a nossa identidade e preferências sexuais".
"Depois da adolescência e das 'montanhas-russas' hormonais, os níveis hormonais estabilizam, e tendemos a ter mais confiança e compreensão nas nossas necessidades e desejos sexuais." Trata-se de um período marcado, na maioria dos casos, "por uma atividade sexual elevada, impulsionada tanto por fatores físicos como emocionais".
Dos 40 aos 50 anos
Durante esta fase "as alterações hormonais podem afetar as relações sexuais". Por exemplo, "nos homens, os níveis de testosterona diminuem gradualmente, geralmente cerca de 1% por ano". Já as mulheres podem "experienciar flutuações devido à perimenopausa e menopausa, o que afeta os níveis de estrogénio e progesterona", mudanças hormonais que podem reduzir o desejo. "Manter um estilo de vida saudável pode ajudar a contrariar alguns destes efeitos."
Depois dos 50
Quando "nos aproximamos dos 50 anos, as mudanças na libido continuam devido a alterações hormonais, condições de saúde e fatores relacionados com o estilo de vida". É, no entanto, completamente "possível manter uma vida sexual satisfatória, o que pode contribuir para o bem-estar e felicidade".
Segundo um estudo da LELO, sobre a sexualidade sénior, "35% das pessoas com 50 anos ou mais estão surpreendentemente mais íntimas do que nunca, e o mesmo número afirma que o seu desejo sexual é maior do que quando eram mais jovens".
Leia Também: Nem sabe o que os espinafres podem fazer pela sua vida sexual