Fala-se cada vez mais dos perigos dos alimentos ultra processados e, aliás, um estudo, encontrou uma ligação entre estes alimentos e algumas doenças cardíacas, diabetes, assim como perturbações mentais e morte prematura. Mas, afinal, o que são?
Então, "os alimentos ultra processados são criados em fábricas e contêm vários ingredientes, incluindo aqueles que não se encontram numa cozinha típica", afirma Nichola Ludlam-Raine, uma dietista, citada na Women & Home.
Leia Também: Os alimentos que aliviam a tensão pré-menstrual (sem engordar)
"Não se pode criar um ultra processado em casa. Por exemplo, contêm emulsionantes, conservantes, aromas e corantes artificiais", acrescenta.
Devia eliminar completamente os ultra processados da dieta? "Se a alimentação for composta por 80% de alimentos naturais saudáveis, então os outros 20% podem incluir o que quiser, incluindo ultra processados", explica. Revela ainda que "vivemos num mundo em que é difícil evitar completamente" este tipo de alimentos.
Quer exemplos de alimentos ultra processados? Normalmente a lista inclui: refrigerantes, gelados; fiambre; salsichas; alguns cereais de pequeno-almoço; pão produzido em massa; molhos e sopas instantâneos, iogurtes com sabor a fruta; margarina; e batatas fritas.
Leia Também: Sente-se inchado após o pequeno-almoço por causa destes alimentos