John Galliano. Seis coleções icónicas do controverso designer na Margiela

O designer britânico esteve 10 anos no cargo de diretor criativo da 'maison'.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Peter White / Getty Images

Margarida Ribeiro
13/12/2024 18:01 ‧ 13/12/2024 por Margarida Ribeiro

Lifestyle

Moda

Depois de uma década como diretor criativo da marca, John Galliano está de saída da Maison Margiela Artisanal. O estilista britânico anunciou a sua decisão no Instagram, mas na sua publicação não mencionou qual será a sua próxima aventura no universo da moda, dizendo apenas que "no momento certo, tudo será revelado"

 

É considerado um dos melhores e mais controversos designers da atualidade. Tudo começou no início da década de 80 quando começou a estudar na Central Saint Martins, em Londres, Reino Unido. 

Leia Também: Recorde como uma mala Dior causou alvoroço na Coreia do Sul

Mais tarde, em 1995, começou a trabalhar na Givenchy e, no ano seguinte, em 1996, mudou-se para Dior, onde se estabeleceu e destacou devido "ao espetáculo dos seus desfiles e ao carácter comercial das suas criações", explica a BoF - Business of Fashion.

Depois de mais de uma década, em 2011, o criador deixou o cargo de diretor criativo da Dior, na sequência da sua condenação por ter feito comentários anti-semitas enquanto estava embriagado.

Galliano foi condenado a pagar um total de seis mil euros em multas suspensas em setembro de 2011, depois de um tribunal francês o ter considerado culpado de proferir insultos públicos raciais. 

Leia Também: Dior. Revelado o local e a data do próximo desfile Cruise

Depois de uma passagem pela reabilitação por abuso de álcool e substâncias, em 2013, o designer aceitou um convite de Oscar de la Renta para uma residência temporária. Começou aos poucos a melhorar a sua imagem, algo que eventualmente o levou para a Maison Margiela, onde criou múltiplas coleções icónicas. 

Conseguiu, aliás, transformar a 'maison' numa marca de culto com coleções que chegaram a tornar-se virais pela sua estética cinematográfica. É o caso da mais recente coleção de alta-costura apresentada no início do ano e que teve a atriz Gwendoline Christie como protagonista.

Também vestiu, ao longo dos anos, múltiplas celebridades, incluindo Rihanna, Zendaya, Ariana Grande e Kendall Jenner. Existem mais apresentações e desfiles com assinatura de Galliano que merecem a sua atenção. Por isso, o Lifestyle ao Minuto selecionou algumas das melhores. Espreite a fotogaleria e recorde. 

Leia Também: É oficial. Matthieu Blazy assumirá o cargo de diretor criativo da Chanel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas