Não pensa muito na saúde dos seus ossos? Devia começar. Vonda Wright, uma médica, citada no Woman & Home, explica que os "ossos são um órgão metabólico, libertador de hormonas" e têm ainda mais importância do que muitos pensam.
Por exemplo, os ossos libertam uma hormona chamada osteocalcina, algo "essencial para a construção de ossos fortes", mas que também "atua no cérebro para melhorar a libertação de neurotransmissores", ajudando na função cognitiva.
Leia Também: Palavra de especialista: Estes hábitos alimentares "podem causar cancro"
É uma hormona que "trabalha com o músculo e a gordura para ajudar na sensibilidade à insulina e ir ao pâncreas para libertar mais insulina", acrescenta. Também liberta uma proteína chamada lipocalina 2 que indica ao cérebro quando está cheio, um efeito semelhante ao da semaglutida, ingrediente usado em medicamentos como Ozempic.
Tendo isto em conta, a médica recomenda que aposte em certos hábitos porque "o corpo responde aos estímulos positivos que lhe damos, independentemente da nossa idade".
Dicas para ossos mais saudáveis:
- Tente alimentar-se como deve ser. "Não podemos restringir as calorias e esperar conseguir construir uma densidade óssea suficiente, em parte porque os nossos ossos necessitam de proteínas e minerais, como o cálcio, o magnésio e a vitamina D", explica;
- Deixe de fumar. É um hábito comum que "inibe o crescimento dos ossos". Segundo a médica, "o osso não cicatriza se tivermos os venenos que vêm com o tabaco no nosso corpo";
- Tente construir músculo. "Mesmo que não queira ou não possa saltar por qualquer razão, podemos construir músculos para mover os nossos ossos, o que ajudará a construir ossos melhores", explica.
Leia Também: Médico sugere três hábitos bem simples para diminuir a pressão arterial