Terminado 2024, é tempo de recapitular as tendências que pertencem ao passado e ditar o que se vai usar este ano para realçar a beleza natural de cada uma de nós.
Por isso, o Lifestyle ao Minuto falou com vários entendidos da área. Tome nota.
Celine Fuhrmann, comms director da Ringana
"Desde as rotinas para os diferentes tipos de pele, o aumento da procura de produtos sustentáveis e naturais ('clean beauty'), passando pelos cuidados do corpo e pela neurocosmética. São várias as preocupações que vão começar a surgir associadas ao cuidado da pele e à saúde em geral. 2025 vai ser marcado pela importância de proteger a barreira cutânea de inflamações, irritações e outros agentes nocivos. As marcas devem estar atentas, pois os consumidores vão procurar fórmulas suaves e regeneradoras à base de produtos naturais. Assim, damos início a uma nova tendência: 'clean beauty' (beleza pura), que irá contribuir para o cuidado eficaz da pele.
Contudo, uma das grandes tendências para o próximo ano é a abordagem holística nas rotinas de beleza, que vai além dos cuidados tradicionais com a pele. Os cuidados de beleza devem proporcionar bem-estar interior e momentos de relaxamento, algo que se relaciona com o conceito de neurocosmética.
Outra grande tendência é a neurocosmética, que tem a capacidade de promover o bem-estar de dentro para fora, acalmando o sistema nervoso e reduzindo os momentos de stress. O cuidado da pele reflete-se na saúde geral.
A 'cereja no topo do bolo' é a chegada de um novo conceito: 'skinification', que no fundo vem alargar o espectro das tendências anteriores. Em 2025, os consumidores não se vão contentar em garantir apenas a limpeza da sua pele. Estão agora mais informados e procuram produtos que melhorem os resultados dos cuidados corporais. Esta tendência reflete-se ainda na crescente procura por soluções que transfiram os benefícios e a sofisticação dos cuidados faciais para todo o corpo."
Leia Também: O ano termina em beleza! Reunimos as novidades do momento
António Almeida, makeup artist da Shiseido Portugal
"Se tiver de apostar, acredito que a pele bem corrigida e natural vai ser uma tendência a manter! Desconfio que o foco para 2025 será aplicar o blush de forma bem marcada e tenho uma forte aposta que os lábios serão alvo de destaque. Da experiência e pesquisa que já tenho por esta altura, os lábios mais glossy vão perder protagonismo e os batons mais clássicos com acabamento mais acetinado vão ter mais relevância. O que irá transitar de 2024 para 2025 será, sem dúvida, a naturalidade da tez, independentemente do seu acabamento."
Kiko Milano
"Vai imperar a 'makeup no makeup'. Acabaram-se os contornos exagerados. Agora, quer-se uma pele que parece não estar maquilhada, mas está com todas as suas correções.
A maquilhagem de olhos vai ser Mocha Mousse. Para 2025, o Pantone Color Institute selecionou Mocha Mousse, um tom castanho quente de uma riqueza inerente que transmite a qualidade deliciosa do cacau, do chocolate e do café, apelando ao nosso desejo de bem-estar.
Ao mesmo tempo, continuaremos a maquilhar os olhos com eyeliners bastante poderosos, especialmente em preto, para realçar os olhos e fazer um olhar mais felino.
Para blush, os rosas e laranjas cintilantes vão ser os tons estrela deste ano, vamos misturá-los para fazer um efeito de nascer do sol.
Os tons mais importantes para este ano vão desde os tons nude até às cores mais escuras da gama dos vermelhos. Berrys, vinho tinto, tons castanhos escuros. Poderemos vê-los mate ou com brilho, mas sem perder o tom.
Em 2024 fica a 'glow makeup'. As peles super brilhantes de há três anos desapareceram. A maquilhagem 'soft glow' está a triunfar."
Márcia Botelho, trade marketing da Perfumes & Companhia
"Podemos dividir as tendências entre micro e macrotendências. As microtendências são as pequenas mudanças de gestos na execução da maquilhagem ou nos produtos utilizados. As macrotendências são as referências globais de maquilhagem. Do ponto de vista de macrotendências vamos ter as maquilhagens glowy com algumas variantes como a pearl skin (um look com um efeito natural, luminoso e acabamento perolado). Haverá também uma grande aposta em tons neutros, o que está em linha com o Pantone 17-1230 Mocha Mousse estar já identificado como a cor do ano 2025.
Do ponto de vista de microtendências, vamos continuar com uma forte utilização dos produtos em creme e aplicadores em formato stick, assim como a utilização de blush e gloss nos looks de maquilhagem. O blush em creme e o gloss são duas tendências essenciais e que resultam bem em qualquer pessoa, basta escolher os tons e acabamentos mais adequados ao seu tipo de pele e gosto pessoal.
O iluminador muito marcado ficará em 2024, tal como a maquilhagem com brilho intenso. Vão dar lugar aos looks pearl skin onde a tez natural e iluminada serão o foco. Este look pearl skin pressupõe a utilização de um iluminador com ligeiro efeito perolado e a escolha de bases com acabamentos de luminosidade natural em detrimento das bases mate.
O blush é uma tendência que levamos de 2024 para 2025 e que veio para ficar. Para complementar o look pearl skin a escolha de um blush com acabamento luminoso será o complemento ideal."
Verónica Pose, PROartist da Sephora Iberia
"Volta a pele semi matte com pontos de 'glow', produtos em creme e fáceis de aplicar. Ao nível dos olhos vai ver-se muita cor. Vão usar-se máscaras de pestanas e eyelines coloridos, nomeadamente em tons de azul, rosa e burgundy.
Deixamos em 2024 o contorno e a técnica overlips. Para 2025, os looks serão mais leves, com blush, bronzer e iluminador em creme ou líquidos. Este novo ano também vai ter produtos de lábios batons de longa duração e gloss."
Leia Também: À prova de frio. 15 batons e bálsamos obrigatórios em qualquer carteira