Natal, Ano Novo, muitos doces, pratos e excessos. Esta não é uma boa altura para perder peso. Existem mais motivos que fazem do inverno a pior época do ano para emagrecer.
O 'website' Health falou com alguns especialistas que explicaram as razões que levam a esta situação. "Estudos confirmam que o adulto médio ganha aproximadamente meio quilo entre novembro e janeiro", disse Christopher McGowan, especialista em medicina da obesidade.
"Infelizmente, esse peso geralmente permanece e, ao longo dos anos, esses ganhos podem acumular-se e impactar significativamente a saúde", continua. O organismo também pode mudar durante esta altura.
"É muito improvável que o seu metabolismo mude o suficiente para impactar seu peso no inverno", conta Sue Decotiis, especialista em perda de peso. As festividades não ajudam, mas o clima mais frio pode também fazer com que faça menos exercício.
"Para aqueles que normalmente fazem exercício ao ar livre, temperaturas extremas podem mudar as suas intenções", continua Christopher McGowan. "A combinação do aumento da ingestão de calorias e diminuição da atividade cria uma 'tempestade' perfeita para o aumento de peso."
A mudança da estação pode também afetar as hormonas. Algumas pessoas acabam por ser mais sensíveis a estas alterações, o que pode fazer com que seja mais complicado emagrecer.
"Há quem opte por alimentos calóricos para combater a fadiga e o cansaço que sentem, o que pode afetar o metabolismo."
Leia Também: O que deve fazer para emagrecer quando nada está a funcionar