As unhas podem revelar muito sobre o estado da nossa saúde. Mesmo mudanças mais subtis podem ser um sinal de alerta para algo mais grave, como colesterol alto.
"Ao longo da vida, o colesterol elevado pode passar despercebido, sem sintomas visíveis. Isto é um risco e tanto, pois a principal consequência do colesterol alto é o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio", afirma o endocrinologista Paulo Miranda ao jornal Metrópoles.
Leia Também: Vitamina B12. Estes são os sinais de perigo a que deve estar atento
À mesma publicação, a endocrinologista Patricya Tavares refere que lesões designadas xantomas podem surgir em diferentes partes do corpo e estão associadas à acumulação de colesterol."Os xantomas são lesões formadas pela acumulaçãode lipídios, especialmente colesterol, que se concentram em determinadas partes do corpo, como pele, tendões e unhas. Quando aparecem nas unhas, chamam-se xantomas subunguais", resume.
A médica acrescenta ainda que "a unha pode ficar amarelada, com saliências, quebradiça e até com maior risco de perda".
Leia Também: Os primeiros sinais de demência podem manifestar-se no andar
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl
Colesterol LDL - <115mg/dl
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: O alimento rico em fibras que é saciante e faz (muito) bem ao intestino