"Mais do que uma tendência." É desta forma que a rede de saúde CUF começa por descrever a quinoa, um alimento integral rico em nutrientes, nomeadamente proteínas. Por esse motivo, "o consumo regular de quinoa traz diversos benefícios ao organismo".
"As fibras presentes na quinoa regulam o trânsito intestinal, reduzindo o risco de cancro, particularmente o cancro colorretal", aponta a CUF. Além disso, "é um alimento saciante rico em proteína, sendo útil na redução ou controlo do peso".
Leia Também: Laxante natural. Fruta de sabor exótico ajuda a 'soltar' o intestino
A fibra, a proteína e o magnésio presentes na quinoa também assumem um importante papel na diminuição do colesterol e no controlo dos níveis de açúcar no sangue, "prevenindo doenças cardíacas ou diabetes". Por sua vez, "o magnésio contribui para manter o funcionamento dos músculos e da saúde dos ossos".
"Entre as muitas vitaminas e minerais da quinoa encontram-se antioxidantes necessários ao combate e à prevenção de doenças, facilitando os processos de cura", refere também a CUF, acrescentando que "as proteínas da quinoa - principalmente por conter todos os aminoácidos essenciais - têm um papel importante no crescimento e na gravidez", e "ajudam também na regeneração celular".
"Os benefícios da quinoa abrangem todos os tipos de pessoas, no entanto, há situações em que são mais importantes, como no caso de pessoas com doença celíaca ou algum tipo de intolerância ao glúten. Por ser um alimento extremamente versátil e não ter glúten, a quinoa permite aos celíacos conseguirem uma alimentação diversificada", alerta.
Leia Também: Quatro sinais na boca de que está a comer demasiado açúcar