Passar menos tempo em frente a ecrãs, fazer jogos de palavras e apostar em alguns alimentos, são tudo coisas que podem promover a saúde do cérebro. O exercício físico também tem impacto. Um neurologista explica como.
"Fazer algum tipo de atividade física pode ajudar a treinar as áreas de resolução de problemas, coordenação e memória do cérebro", revela Mike McGrath à revista Parade. "Os centros de aprendizagem também podem ser fortalecidos, especialmente se estiver a aprender um novo exercício."
O exercício pode fazer com que acabe por dormir melhor, o que é benéfico para o cérebro. "O exercício pode ajudar a dormir melhor, desde que evite exercícios de alta intensidade perto da hora de dormir", continua.
"Acaba por reduzir a resistência à insulina e a inflamação e estimula a libertação de fatores de crescimento neuroprotetores e o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro."
Dopamina e serotonina também são libertadas durante o exercício físico, o que pode fazer com que melhore o humor e reduza o stress.
Leia Também: O que um neurocirurgião come sempre de manhã para fortalecer o cérebro