Deve ter reparado que no início de 2025 - e no final do ano anterior - muitos casais de celebridades anunciaram a separação. É o caso de Lilly Allen e David Harbor e de Miguel Coimbra e Angie Costa. Está a acontecer o mesmo no seu grupo de amigos? Especialistas, citados no Huffpost, agregador de blogues, explicaram o que pode estar a acontecer.
De acordo com as estatísticas partilhadas por Daniel McAfee, um advogado da Lawhive, normalmente, os divórcios aumentam em 28% no primeiro mês do ano.
Leia Também: Amigos, amigos, 'ex' namorado à parte? O que fazer, segundo uma psicóloga
Explica que "as pressões financeiras são um dos principais fatores de rutura das relações durante a época festiva" e que "1 em cada 4 casais refere o stress financeiro como um fator significativo na sua decisão de se divorciar".
"Passar tempo com a família durante a época festiva aumenta frequentemente as tensões subjacentes nas relações", acrescenta. Segundo dados da firma, "os conflitos familiares contribuem para 35% dos casos de divórcio na época do Natal".
Já Patience M. Chigodora, uma terapeuta, explica que os últimos cincos obrigaram muitos a fazer uma introspeção, algo que causou a rutura de muitas relações. "Muitas pessoas estão a curar os seus traumas de infância, o que leva a uma maior consciência de como as suas feridas do passado moldaram as suas relações", acrescenta.
"Como resultado, estão a reconhecer que foram atraídos para parceiros com base em padrões de trauma familiares, em vez de compatibilidade genuína."
Louise Whitney, uma especialista em meditação, explica que dois fatores importantes que podem ter impacto são "o stress e a sobrecarga que muitas pessoas sentiram nos últimos anos". Garante que "isto coloca pressões mesmo em relações sólidas".
Leia Também: Homens, este é o número de vezes por ano que têm de ter relações sexuais