Cultivada há milhares de anos, a exótica lichia é um tesouro nutricional e, como constata o nutricionista Gabriel Moliterne, um aliado contra o colesterol. Além disso, contribui para a redução da pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.
Fonte de vários nutrientes importantes para a saúde, é rica em vitamina C, fibras e potássio. Por cada 100 gramas de lichia, encontra cerca de 71,5 miligramas de vitamina C. Ou seja, mais de metade do que a mesma quantidade de laranja.
Leia Também: Nutróloga revela o pequeno-almoço ideal para emagrecer
Em declarações ao jornal Metrópoles, o especialista começa por destacar os benefícios do fruto. "Contém compostos bioativos poderosos que têm efeitos antioxidantes significativos e ajudam a combater o stress oxidativo e o envelhecimento celular, reduzindo o risco de doenças crónicas e condições autoimunes, como artrite e asma."
Apesar de ser saudável, a lichia "contém uma grande quantidade de hipoglicina, que altera o metabolismo de açúcar no corpo e faz os níveis de glicose caírem", alerta nutricionista Gabriel Moliterne, sublinhando que o consumo em excesso pode levar a "uma redução muito aguda, a hipoglicemia, especialmente quando ingerida sem a combinação com outros alimentos".
Leia Também: Todos os dias são bons para comer pêssego. Conheça os benefícios
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl
Colesterol LDL - <115mg/dl
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: De lingrinhas a matulão. Três dicas para aumentar a massa muscular