Fazer uma alimentação saudável pode ser ainda mais importante do que pensa. Por exemplo, Jim White, um dietista, citado na Prevention, explica que uma dieta equilibrada pode ajudar na "prevenção de muitas doenças". Isto significa que certos alimentos são recomendados e outros deve ser completamente evitados.
Mark Cucuzzella, um médico, aconselha que evite os alimentos feitos com farinha processada. É o caso da maioria dos cereais de pequeno-almoço, grãos refinados, pães, bolachas, assim como alguns produtos de pastelaria.
Leia Também: Dietista avisa: Nunca (re)aqueça estes alimentos no micro-ondas
Explica que "as farinhas processadas ou refinadas (mesmo as que afirmam ser integrais) têm um índice glicémico incrivelmente elevado, o que aumenta drasticamente o açúcar no sangue".
Para além disto, o médico alerta para os riscos das bebidas desportivas que apesar de ajudarem a repor os eletrólitos, contêm açúcar. Mais especificamente, estas bebidas têm uma elevada quantidade de frutose, algo que "só pode ser metabolizado pelo fígado" que "não tem capacidade" para o fazer.
Francisco Lopez-Jimenez, um cardiologista, menciona as carnes processadas porque "muitas das substâncias utilizadas no seu processo de conservação demonstraram aumentar o risco de cancro, hipertensão e outros problemas de saúde". Trata-se de uma categoria que inclui bacon e salsichas.
Leia Também: Pare de juntar estes cinco alimentos aos seus ovos do pequeno-almoço