São várias as consequências que o excesso de peso pode provocar no organismo. Contudo, um novo estudo sugere que a obesidade pode trazer benefícios à capacidade cognitiva.
Segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports, valores mais elevados de índice de massa corporal (IMC) podem estar associados a um melhor desempenho cognitivo e da memória.
A investigação analisou dados de mais de 1.290 pessoas. Foram recolhidos dados de IMC e feitas avaliações cognitivas. Na idade adulta e na meia-idade foram revelados melhores avaliações cognitivas em pessoas com um IMC mais elevado.
O estudo apresentou melhores resultados nos homens do que nas mulheres. Ainda assim, revelam que não pode ser afirmado de que um IMC mais elevado seja uma forma de proteger contra o declínio cognitivo.
Os responsáveis pelo estudo explicam que são necessários mais estudos para perceber a relação entre o IMC e o declínio cognitivo e entender como estas conclusões podem ajudar algumas pessoas e melhorar a saúde do cérebro.
Leia Também: Novo teste pode detetar Alzheimer 10 anos antes dos primeiros sintomas