Seja para eliminar o barulho da rua, no escritório ou até numa viagem de transportes, os fones com cancelamento de ruído têm vindo a tornar-se populares. Contudo, o uso recorrente pode trazer sérios problemas de saúde.
À revista Additude, aqui citada pela BBC, o neurologista Martin Kutscher aponta que existem muitas pessoas que estão a ser diagnosticadas com perturbação do processamento auditivo (PPA).
"O cérebro processa impulsos elétricos em sons, depois em palavras e, então, em frases e ideias significativas. Alguns adultos têm problemas em converter esses impulsos", começa por dizer.
É algo que pode afetar as crianças, mas tem se também verificado um aumento em adultos. Este tipo de fones está a ser associado como parte do problema.
"O cancelamento de ruído pode fazer com que o cérebro compense demais, o que pode levar ao aumento da sensibilidade e ao que chama de perda auditiva", explica o médico David McAlpine, da Macquarie University Hearing.
Os especialistas apontam que estudos precisam de ser feitos para comprovar esta causa/efeito. "Como será o futuro se não investigarmos esta ligação?", questiona a audióloga Angela Alexander.
Revela que esta é uma lesão que pode ser provocada ao ouvir com o volume muito alto. No caso deste tipo de fones com cancelamento, esta é uma lesão que até poderá ocorrer com o volume baixo.
Leia Também: Novo teste pode detetar Alzheimer 10 anos antes dos primeiros sintomas