Numa das suas icónicas canções, António Variações lembrava-nos que "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga", mas apenas alguns levaram esta ideia a sério e foi a memória que 'pagou'. O que talvez não saiba é que existem alimentos que são uma espécie de melhores amigos do cérebro.
Em declarações ao portal Saúde em Dia, o neurologista e neuro-oncologista Gabriel Novaes de Rezende Batistella, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America, recomendou alimentos que protegem a memória do seu natural declínio.
Leia Também: Corpo em perigo. Estas bebidas populares são "veneno" (o aviso está dado)
Salmão ou atum
"O ómega-3, presente em peixes como o salmão e o atum, além das nozes, ajuda na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas", explica.
Beterraba
Conforme escreve o Saúde em Dia, um estudo recente, com pessoas acima dos 70 anos, concluiu que a ingestão de sumo de beterraba melhorou o fluxo sanguíneo para o cérebro, graças aos nitratos, que o corpo converte em nitrito e, de seguida, em óxido nítrico.
Alimentos verdes como brócolos, espinafre, agrião e chicória
Todos estes aliados são fontes de vitamina K e ácido fólico (vitamina B9), que criam condições favoráveis para manter o cérebro saudável.
Leia Também: Esqueceu-se do que vinha ler? Há uma especiaria que deve juntar ao café