O Douro acolhe em 2027 o Concurso Mundial de Bruxelas, que irá reunir especialistas e produtores de vinhos a nível mundial e promover a região vinícola portuguesa, impulsionar o turismo e criar oportunidades de negócio.
"É com enorme satisfação que anunciamos que o Douro será palco do Concurso Mundial de Bruxelas em 2027. A candidatura foi escolhida com base no reconhecimento da absoluta singularidade da região e pelas condições técnicas que a proposta apresentou. Esta é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a excelência dos nossos vinhos e a beleza da nossa região", afirmou hoje o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, Luís Machado, citado em comunicado. O evento reunirá especialistas e produtores e inclui a eleição dos melhores vinhos do mundo, contando ainda com a presença de muitos jornalistas internacionais.
Leia Também: Tchim-tchim! 15 bebidas para brindar ao amor
A CIM salientou que este concurso vai promover o Douro, tornando-o, durante uma semana, "no centro das atenções de toda a comunidade vinícola". "Estamos certos de que este evento será um marco na história quer do Douro quer do Concurso Mundial de Bruxelas e contribuirá para o desenvolvimento económico e social da região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo. Em colaboração com diversas entidades regionais e nacionais estamos empenhados em garantir que este evento seja um sucesso", acrescentou Luís Machado, também presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.
Para a CIM, que agrega 19 municípios, esta é uma oportunidade de promover a imagem do Douro "como região vinícola de excelência a nível mundial, de atrair investimentos e fortalecer a sua economia local, de impulsionar o turismo e dar a conhecer a sua cultura e paisagens únicas, bem como de criar oportunidades para os produtores de vinho".
Leia Também: Vinhos de Lisboa com recorde de vendas de 69 milhões de garrafas em 2024
Este concurso recebe anualmente mais de 15.000 inscrições e tem como missão, desde a sua fundação em 1994, distinguir vinhos pela sua "qualidade irrepreensível". A CIM disse que o evento é "reconhecido mundialmente como um dos melhores e mais importantes na sua categoria" e já esteve, em Portugal, em Lisboa (2006) e Braga (2012).
Em 2025, o concurso realiza-se na maior região vinícola da China, Ningxia, sendo esta a segunda vez que o 'Concours Mondial de Bruxelles' se realiza naquele país.
Leia Também: Essência do Vinho leva mais de 4 mil vinhos ao Palácio da Bolsa no Porto