Nem todos os sintomas justificam uma visita ao médico, mas esteja atento se sentir desconforto torácico, inchaço nos membros inferiores, alterações na frequência cardíaca e tonturas ou vertigens, porque podem ser sinais de um coração a 'pedir' socorro, conforme explica o médico Vladimir Gubala, diretor científico e cofundador da 'startup' de saúde PocDoc.
Leia Também: Neurocientista deixa recado para quem costuma acordar às cinco da manhã
"Embora nem sempre estejam relacionados com uma doença cardíaca, alguns sintomas comuns incluem dor ou desconforto no peito, que se manifestam através de uma pressão ou sensação de aperto e falta de ar, especialmente durante a atividade física ou até mesmo em repouso", começa por explicar o especialista, citado pelo jornal Daily Express. Acrescenta que "as tonturas ou vertigens que ocorrem subitamente, ou após esforço físico, e fadiga inexplicável são também sinais a ter em conta".
O médico refere ainda que outros sinais de alerta a ter em conta são o inchaço das pernas, tornozelos ou pés, e batimentos cardíacos rápidos e irregulares. "É imperativo não ignorar estes sintomas, caso surjam, e procurar assistência médica", sublinha.
Leia Também: Nutricionista revela as melhores frutas contra o colesterol e hipertensão