É daquelas que anda a arrastar-se pelos cantos durante todo o dia? O problema pode ser dos vários despertadores que tem a tocar até decidir sair da cama. E se faz parte daquele grupo de pessoas que pensa que este é um comportamento inofensivo, desengane-se.
Em declarações ao programa de rádio Herrera en COPE, o neurofisiologista Javier Albares explica que corre o risco de afetar o seu sono REM, que é o mais profundo. "Dou prioridade ao sono como um dos aspetos mais importantes da minha saúde e da minha vida. O sono não pode ser substituído. Não é um luxo. E quando o substituímos, há consequências", disse.
Leia Também: Coração em esforço. Médico alerta para sintomas que jamais deve ignorar
O médico lembrou ainda que o seu desempenha um papel fundamental na regulação das hormonas que controlam o apetite e deixou um alerta: a falta de sono adequado pode mesmo levar ao aumento de peso.
Na mesma ocasião, referiu ainda que o açafrão é um aliado inesperado no combate às insónias. No entanto, advertiu: "Ninguém deve assumir que o açafrão por si só irá melhorar o sono sem consultar um profissional para um diagnóstico adequado".
Leia Também: Neurocientista deixa recado para quem costuma acordar às cinco da manhã