Cancro? Médica alerta para lado obscuro do refluxo que poucos conhecem

Azia ou algo mais grave? Aprenda a reconhecer os sinais.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/03/2025 07:46 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O refluxo gastroesofágico, muitas vezes associados a um desconforto passageiro, pode, em alguns casos, ser um sinal de alerta para algo mais grave, incluindo cancro. "O que muitas pessoas não sabem é que, quando o refluxo não é tratado, pode evoluir para doenças mais graves, como cancro, esofagite [uma inflamação do esófago], entre outras", alerta a médica oncologista Renata D’Alpino, em declarações ao portal Saúde em Dia.

 

Conforme explica, o ácido gástrico em contato com o esófago contribui para o possível aparecimento de doenças, pois causa inflamação e favorece mutações. A médica refere também que condições como esofagite podem ter um papel no desenvolvimento de tumores. 

Leia Também: Suplemento ajuda a combater (perigosa) gordura acumulada no fígado

"O refluxo crónico pode ter como consequência o esófago de Barrett. Esta condição tende a causar alterações nas células, podendo aumentar em mais de 20 vezes o desenvolvimento de neoplasia", diz mesmo. Por outro lado, embora seja mais comum em pessoas que já passaram a fasquia dos 55 anos, o cancro do estômago pode surgir em faixas etárias mais jovens.

Para aliviar o refluxo, a oncologista sugere hábitos como "manter a cabeça um pouco mais elevada quando vai dormir, fazer refeições menores, evitar alimentos ácidos e esperar três horas entre as refeições e ir para a cama". No entanto, "cada caso deve ser analisado individualmente".

Leia Também: Nutricionista elogia chá anti-inflamatório que protege cérebro e coração

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas