O primeiro alarme soou em Portugal no ano passado, quando a Ordem dos Nutricionistas emitiu um comunicado a alertar para os perigos que alimentos tostados apresentam para a saúde.
Na altura, um estudo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos defendia que alimentos como pão, batatas fritas, algumas papas para bebés ou até mesmo o café poderiam conter uma substancia cancerígena, a acrilamida, provocada pela confeção sob altas temperaturas.
O aviso foi feito, mas os produtos em causa continuaram em circulação por todo o mundo. Já este ano, o Reino Unido voltou a trazer o alerta da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos à baila: as batatas fritas de pacote contêm um químico usado no tabaco e que é altamente cancerígeno, a dita acrilamida.
No Reino Unido, conta o Daily Mail, as primeiras medidas já estão a ser tomadas. A Agência para Normas Alimentares aconselha as famílias a cozinhar as batatas em casa e apenas até alcançarem uma cor dourada, evitando que estejam demolhadas em óleo demasiado quente. E também o pão deve estar sob o olhar atento dos britânicos: quanto mais claro, melhor.
Uma vez que as crianças são as pessoas mais expostas a este químico, o regulador britânico aconselha ainda os pais a desincentivar o consumo destes produtos, reduzindo gradualmente as vezes que são comprados e ingeridos por semana.