Estes são os transtornos obsessivos compulsivos mais comuns

Os transtornos obsessivos compulsivos dão azo a comportamentos e ações inesperadas, inconscientes e involuntárias. Podem ser sinal de perfeccionismo, mas podem também espelhar algo mais grave.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
11/06/2015 15:56 ‧ 11/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um em cada 50 adultos sofre de um mesmo transtorno obsessivo compulsivo. Conta o Huffington Post que o ato de puxar ou torcer o cabelo até que este parta afeta um quarto da população mundial e é um dos transtornos mais comuns da atualidade.

Mas a tricotilomania não está sozinha no que toca às obsessões compulsivas mais frequentes. O desejo por puxar alguma pele do corpo afeta entre dois a 5% da população mundial e pode ser mais comum entre crianças (afetando uma em cada 68). A Dermatotilexomania é mais notória quando em causa estão as peles em redor das unhas.

Embora sejam as duas desordens mais comuns, são também aquelas que mais dificilmente são diagnosticadas e confessadas. Ao Huffington Post, a médica Laura Lokers explica que estas duas condições estão ligadas entre si por incidirem sobre o corpo e por serem uma espécie de “transtorno de controlo de impulso”, definição dada mas que ainda não agrada ao corpo clínico por falta de estudos sobre a matéria.

Lokers descarta que estas duas situações se devam à “ansiedade” pois é comum que o paciente tenha o comportamento compulsivo mesmo quando dorme. Contudo, diz também que usar o termo “mutilação” é exagerado, uma vez que nem sempre a agressão contra o próprio corpo ocorre de forma deliberada.

Estas duas condições obsessivas apenas são conhecidas quando o paciente chega a estados de infeção ou cicatrizes várias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas