Diz o site Psychology Today que os sonhos eróticos e sexuais são o espelho da líbido e um alerta do sexo para o facto desse desejo primário não estar a ser atendido. Freud banalizou-os e normalizou-os mas, mesmo passadas décadas, continuam a ser remetidos ao silêncio e ao consciente de cada um. Mas os sonhos sexuais dizem muito sobre a pessoa e não há que ter vergonha.
Um sonho sexual, diz a publicação, não é obrigatoriamente sobre sexo. Na maioria das vezes, o sexo é apenas uma parte da história sonhada, história essa em que o que realmente interessa é o antes e o depois do sexo, não o ato em si. Tudo o que é acontece no sonho antes e depois do sexo – seja as preliminares ou a forma como o parceiro se comporta depois do ato – são indicadores da forma como a pessoa quer ser tratada, diz o site.
Mas a pessoa com quem se partilha o momento do amor no sonho também pode indicar muito sobre quem sonha. Mesmo nas relações mais coesas, é normal que se sonhe com o ex-parceiro, tal pode querer dizer que o seu consciente quer voltar a trazê-lo à memória e que os sentimentos, afinal, ainda estão presentes e apenas escondidos por novos que surgiram com o atual parceiro.
Esta questão, a de sonhar com o ex-companheiro, pode ser apenas momentânea e ajustável no cérebro com o passar do tempo, lê-se na publicação, alertando, porém, que algumas pessoas levam anos até que parem de ter sonhos eróticos e sexuais com o antigo companheiro. E mesmo quando deixam de acontecer, estes sonhos podem reaparecer sempre que há uma situação ou acontecimento que faça lembrar o ex.
Mas sonhar com um antigo ‘amor’ ou com um ex-companheiro que já faleceu pode ser ainda uma forma de expressar naturalmente a tristeza, culpa, revolta e tantos outros sentimentos negativos que a separação trouxe.