A ideia de que o cão é o melhor amigo do Homem já é quase uma ‘verdade universal’ mas agora um estudo explica que se tem um cão ele pode ser muito útil na sua vida social e amorosa porque consegue afastar quem lhe quer mal.
Se tem um cão, sabe que os cães não rosnam, não ladram a toda a gente. E, quando isso acontece poderá pensar: “esta pessoa não pode ser boa”. Um novo estudo dá-lhe razão, defendendo que os cães pressentem quando alguém é mau para o seu dono.
O estudo levado a cabo pela Universidade de Quioto, no Japão, testou 18 cães em três cenários diferentes para ver como reagiam a cada um.
Depois de uma primeira experiência onde os donos dos cães pediam ajuda a um estranho, os cães recusaram comida dada pelas pessoas que negaram ajuda aos seus donos e aceitaram o que veio das mãos dos que ajudaram e dos que permaneceram neutros, como revela o Yahoo.
De acordo com Kazuo Fujita, o investigador principal, descobriu-se “pela primeira vez que os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas independentemente do seu próprio interesse”.