Um recente estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, veio deitar por terra todas as teorias que apontavam as músicas calmas como as mais relaxantes. Se o objetivo é acalmar, o melhor é mesmo aumentar o som e escolher entre bandas como Metallica, Slipknot ou Iron Maiden.
Segundo as investigadoras, o segredo para acalmar está em ouvir “música extrema”, como o heavy metal, conta o site Medical Daily.
Para a investigação, participaram 39 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos e ouvintes frequentes de músicas de metal, emo, hardcore, punk. Os inquiridos tiveram que passar por duas fases. Numa primeira, tiveram que falar, durante 16 minutos, sobre tudo o que os perturbava enquanto o ritmo cardíaco era monitorizado para serem avaliados os níveis de hostilidade, irritabilidade, stress e tristeza.
Numa segunda, indica a publicação, foram divididos em dois grupos: um em que foram obrigados a ouvir “música extrema” e outro onde apenas existia o silêncio, ambos durante dez minutos.
Assim que a segunda fase terminou, as duas investigadoras detetaram que os indivíduos que ouviram música extrema mantiveram o mesmo ritmo cardíaco da primeira fase, mas que os níveis de irritabilidade, stress e tristeza estavam mais baixos, ao contrário daqueles que foram remetidos ao silêncio.
Para as investigadoras, este tipo de sonoridade ajuda a relaxar e a transformar os pensamentos negativos em energias positivas.