Música para relaxar? Ouça Metallica, Slipknot ou Iron Maiden

Esqueça as músicas clássicas, os sons do mar ou as canções acústicas. Se o objetivo é acalmar e relaxar o melhor é optar por sonoridades mais ‘pesadas’.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
23/06/2015 21:25 ‧ 23/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Um recente estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, veio deitar por terra todas as teorias que apontavam as músicas calmas como as mais relaxantes. Se o objetivo é acalmar, o melhor é mesmo aumentar o som e escolher entre bandas como Metallica, Slipknot ou Iron Maiden.

Segundo as investigadoras, o segredo para acalmar está em ouvir “música extrema”, como o heavy metal, conta o site Medical Daily.

Para a investigação, participaram 39 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos e ouvintes frequentes de músicas de metal, emo, hardcore, punk. Os inquiridos tiveram que passar por duas fases. Numa primeira, tiveram que falar, durante 16 minutos, sobre tudo o que os perturbava enquanto o ritmo cardíaco era monitorizado para serem avaliados os níveis de hostilidade, irritabilidade, stress e tristeza.

Numa segunda, indica a publicação, foram divididos em dois grupos: um em que foram obrigados a ouvir “música extrema” e outro onde apenas existia o silêncio, ambos durante dez minutos.

Assim que a segunda fase terminou, as duas investigadoras detetaram que os indivíduos que ouviram música extrema mantiveram o mesmo ritmo cardíaco da primeira fase, mas que os níveis de irritabilidade, stress e tristeza estavam mais baixos, ao contrário daqueles que foram remetidos ao silêncio.

Para as investigadoras, este tipo de sonoridade ajuda a relaxar e a transformar os pensamentos negativos em energias positivas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas