Todas as pessoas já falaram de Fulana, Sicrana e Beltrana. E agora essas três personagens ganham uma vida… de trapos. Estes são os nomes das mais recentes bonecas de trapos criadas por Benedetta Maxia, italiana que se apaixonou por Portugal…e por um ‘fulano’ português.
À Evasões, esta artista revela que “beltrano, sicrano e fulano” eram os nomes perfeitos para as suas criações e bastou apenas dar-lhes uma personalidade própria: “os fulanos e as fulanas têm cabelo preto, as beltranas e os beltranos ruivo e as sicranas e os sicranos castanho”.
As criações são feitas com tecidos antigos e reciclados e podem espelhar qualquer pessoa, seja ela beltrana ou com nome próprio. Para tal, explica a publicação, basta enviar uma fotografia e Benedetta dá movimento à agulha et voilá, nasce mais um boneco de trapos.
Para os interessados na Fulana, Sicrana e Beltrana, alguns modelos encontram-se à venda online (etsy.com e fulanabeltrana sicrana.net) e em dois espaços lisboetas – Burel (com quem a artista tem parceria) e Alexandra Moura.