Cães e trovoada são dois termos que não combinam, de todo. Estes animais assustam-se sempre que ocorre uma tempestade e os trovões se fazem soar bem alto.
Para quem tem cães em casa, o site Portal do Dog dá simples dicas para acalmar o animal perante uma situação de barulho extremo (como acontece com trovoadas, chuvas fortes ou ainda fogo de artifício).
Em primeiro lugar, é preciso conhecer o local onde o cão se sente mais seguro, se no sofá, na cozinha, debaixo da cama ou da mesa. Assim que o animal se dirige para o seu ‘porto seguro’ é importante dar-lhe conforto, uma simples manta chega.
Depois, diz a publicação, deve-se neutralizar o barulho, fechando as janelas, persianas ou dando-lhe um brinquedo que emita sons. Dar alguns petiscos e mimos durante a tempestade é também uma ajuda para o cão se acalmar, mas há que ter atenção que jamais deve ficar preso, o cão deve sentir-se livre o suficiente para ‘fugir’ e procurar outro local mais seguro, nem que seja o colo do dono.
Se o cão entra em stress ou ansiedade sempre que acontece alguma tempestade, se acha que o animal não sabe lidar com o medo e com o susto, deve ser consultado um veterinário.