Até os neurocientistas que alegadamente percebem melhor do que ninguém como o cérebro funciona têm os seus ‘esquecimentos’. Recentemente numa palestra no TED o neurocientista Daniel Levitin partilhou que também já perdeu inúmeras vezes as chaves de casa, a carteira e até o passaporte e deu ainda algumas dicas de como pode evitar que isto aconteça.
Antes de mais, Daniel Levitin aconselha que determine um local na sua casa para colocar as coisas que se perdem com facilidade. Apesar de ser senso comum, o especialista sublinha que há razões científicas que comprovam que este método é de facto eficaz. Graças à forma como a nossa memória espacial funciona, graças ao ‘hippocampus’.
Designe uma mesa, uma gaveta ou uma taça onde deixa os seus óculos, as suas chaves ou o telemóvel. Force-se a colocar estes objetos sempre no mesmo sítio para que saiba sempre onde estão.
No que toca às viagens, tire uma fotografia aos seus cartões e documentos e envie para o seu email para que em caso de os perder seja mais fácil substituí-los.
A coisa mais importante nestas situações, como destaca Levitin, é praticar o hábito de pensar antecipadamente. Aprender a prever os problemas e determinar ações são a melhor forma de os conseguir evitar.