Nove boas razões para comer abacate diariamente

O abacate tornou-se popular um pouco por todo o mundo e as suas vantagens são muitas.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
17/12/2015 18:45 ‧ 17/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Nutrição

Suave, cremoso e com um sabor subtil, o abacate é conhecido por ser uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas. Mas há inúmeros estudos sobre vários outros benefícios para a saúde que o abacate pode trazer.

O site Mind Body Green listou nove boas razões, de acordo com vários estudos, para comer abacate todos os dias.

1. Está cheio de antioxidantes. O abacate contém uma elevada quantidade de catequinas e polifenóis, os antioxidantes que ajudam a proteger contra o stresse e a oxidação.

2. Faz bem à pele. Um estudo mexicano mostrou que o óleo de abacate ajuda a combater os radicais livres prejudiciais ligados ao envelhecimento precoce da pele.

3. Contribui para a saúde cerebral. Estudos sugerem que comer mais gordura monoinsaturada, como a encontrada no abacate, pode ajudar a melhorar a função cerebral e a memória.

4. Contribui para a perda de peso. Investigadores norte-americanos descobriram que o abacate melhora a saciedade e reduz o desejo de comer porque tem poucas calorias e é rico em água. Sendo assim um alimento benéfico para quem está a tentar perder peso.

5. Reduz o risco de síndrome metabólica. Estudo descobriu que as pessoas que comem abacate têm menos probabilidade de sofrer de síndrome metabólica – um dos fatores de risco para a doença coronária, AVC e diabetes tipo 2.

6. Ajuda a aliviar a dor de artrite. Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia revelou que um composto do abacate pode ajudar a reduzir a dor e a rigidez nas pessoas que sofrem de artrite, melhorando ainda a função das articulações.

7. Contribui para a saúde dos olhos. O abacate contém luteína e zeaxantina, carotenóides que podem reduzir o risco de sofrer de cataratas e degeneração macular.

8. Reduz os danos nos rins e no fígado. Investigadores mexicanos descobriram que devido à grande quantidade de ácido oleico e antioxidantes, o óleo de abacate reduz os danos nos rins associados à diabetes, bem como os efeitos prejudiciais para o fígado diabético.

9. Contribui para a saúde cardiovascular. Os ácidos gordos do óleo de abacate ajudam a promover o perfil lipídico saudável no sangue e aumentar a biodisponibilidade de vitaminas e fitoquímicos solúveis em gordura, apoiando a saúde cardiovascular.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas