O álcool causa sonolência e acelera o processo de adormecimento, mas faz com que o sono tido não seja normal. Estes são apenas alguns dos efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dormir, mas existem mais, como revela a revista Women’s Health.
De acordo com a publicação, as pessoas que dormem por indução do álcool podem tornar-se incapazes de adormecer de forma natural, acabando por se viciar nesta medida, que se assume como um sedativo que não promove os processos naturais do sono, fazendo com que não seja tão reparador quanto necessário.
E como mexe com os processos naturais do sono, o álcool faz com que os sonhos sejam vividos mais intensamente, sonhos esses que tendem a ser bizarros, confusos ou até mesmo obscuros.
O álcool pode ainda interferir e alterar os ritmos circadianos, prejudicando a libertação de hormonas da forma mais correta, o que faz com que o organismo esteja desregulado. Mas não só. Quando consumido em exagero, o álcool pode ainda prejudicar o sono por causar dificuldades respiratórias, como o ronco.