Celebra-se esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, uma iniciativa levada a cabo pela UICC – União Internacional de Controlo do Cancro –, que conta com a presença da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desde 1983.
O Dia Mundial do Cancro é um “evento global que une a população em torno da luta contra o cancro” e “destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação”. Portugal não é exceção e a LPCC está empenhada em mostrar como cada pessoa pode fazer a diferença.
Este dia “representa uma tentativa de criar oportunidades para se falar de cancro, focando diversas temáticas ligadas ao cancro. Constitui a oportunidade ideal para colocar a palavra cancro, no vocabulário das pessoas e dos media”, lê-se no site da LPCC.
Segundo o organismo, todos os anos, “cerca de oito milhões de pessoas morrem de cancro”, estimando-se que “o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos”.
E como cada um pode fazer a diferença, a campanha da LPCC ‘Nós podemos, eu posso’ pretende “explorar como individual e coletivamente podemos agir na luta contra o cancro”.
Inspirar, motivar, agir, desafiar perceções, melhorar o acesso a cuidados de saúde, aderir aos programas de rastreio, falar sobre o cancro, fazer escolhas saudáveis, informar e impulsionar e (acima de tudo) ajudar os outros. São estes os passos que a LPCC espera que as pessoas dêem na luta contra o cancro, seja o seu ou o de alguém próximo (ou nem tanto).
Clique aqui e aceda a toda a informação sobre esta data e sobre tudo o que está ao seu alcance para fazer a diferença. No site da Liga Portuguesa Contra o Cancro pode esclarecer algumas dúvidas quanto à doença.