É daquelas pessoas que resiste a ir para a cama e que prefere ficar acordado até tarde muitas vezes sem um motivo aparente? Sabia que esse hábito lhe está a tirar saúde?
Dormir é fundamental para a saúde e para a disposição e a revista Shape compilou as seis principais razões para que não se descuide do sono, que se quer reconfortante, calmo e suficiente (entre sete a oito horas diárias).
1. A falta de sono faz com que se coma mais e alimentos menos saudáveis, uma vez que a carência de descanso aumenta os níveis de cortisol, a hormona do stress.
2. Dormir repara e constrói células, o que faz com que o organismo esteja em pleno assim que se acorda de uma boa noite de sono;
3. Ter uma rotina de sono é uma forma de manter o cérebro saudável e uma boa memória;
4. Dormir (e descansar) é uma forma eficaz de prevenir doenças, especialmente aquelas que têm origem metabólica. Uma gripe ou constipação pode ser evitada com a qualidade do sono;
5. Respeitar a hora de descanso aumenta os níveis de energia e de produtividade;
6. Dormir bem e ser fiel a uma rotina de sono reduz os sintomas de depressão, uma vez que melhora o bem-estar e o humor.
Mas para dormir bem é preciso adotar alguns hábitos e perder algumas rotinas que nada mais fazem do que prejudicar a capacidade de descanso. Veja aqui tudo o que as pessoas saudáveis fazem antes de dormir e aqui e os alimentos que deve comer para uma melhor noite de sono.